Memória

Memória
A memória é o que permite a aprendizagem pois é através da memória que os conhecimentos se consolidam. E só o que aprendemos com a memória, nos possibilita aprender coisas novas (aumentando assim o nosso conhecimento).
Podemos definir memória como o processo cognitivo que inclui, consolida e recupera, toda a informação que aprendemos.
A memória é a função mental que permite reter a informação, ou seja, aprender;
É um sistema de armazenamento que permite reter a informação aprendida e permite evocar essa mesma informação, isto é, permite lembrar de informação retida anteriormente, mas a sua representação na memória não é uma reprodução fiel.
Sem memória como já disse é impossível aprender.
Acima de tudo a memória é extremamente importante pois é o que nos dá a continuidade do presente e que nos permite manter uma conversa e dar continuidade ao presente.
No nosso dia-a-dia, somos bombardeados com milhões de informações que se traduz em estímulos. Segundo M. Gazzaniga, cerca de 99% da informação que entra no cérebro é posta de parte. Imagine o que seria se você se lembrasse de todas as sensações que recebeu durante o dia… (sensações como as provocadas pelas peças de roupa, comida, etc) Cabe ao nosso cérebro selecionar a informação importante, para garantir a própria sobrevivência do indivíduo e da espécie, chama-se a este processo processamento de informação.
O processamento da informação dá-se em três fases: codificação, armazenamento e recuperação.
A codificação é a primeira fase da memória que prepara as informações sensoriais para serem posteriormente armazenadas no cérebro. Baseia-se na tradução de dados num código, que pode ser acústico, visual ou semântico.
Por exemplo: A afirmação «O mar é azul.», Pode-se codificar o seu conteúdo como:
Uma imagem de sinais que são letras (código visual);
Uma sequência de sons (código acústico);
Tomar consciência do significado da afirmação e o que ela representa (código semântico)
A codificação reporta-se à aprendizagem deliberada, ou seja, a aprendizagem que exige esforço e no qual o objetivo é memorizar a informação. Neste caso, temos de dedicar mais atenção às informações que desejamos memorizar o que leva a uma codificação mais profunda.
Depois de codificada a informação, a mesma vai ser armazenada. O armazenamento de informação consiste no registo de informação sobre algo como por exemplo a última passagem de ano que celebramos. Ao relembrares essa última passagem de ano, lembraste das pessoas com quem a celebraste, o que comeste, etc. Parece que tudo está guardado num lugar do cérebro, como que num DVD, mas não é isso o que acontece, novas tecnologias que permitem ver o nosso cérebro em ação, provam que quando nos lembramos de algo (como por exemplo a passagem de ano) várias áreas do cérebro são utilizadas. Cada informação, cada engrama, produz modificações nas redes neuronais, que mantendo-se, permitem que você se recorde do que memorizou, sempre que queira, a isto chama-se recuperação.
Na recuperação, recupera-se uma informação, ou seja, lembramo-nos, evocamos, recordamos uma informação. A recuperação pode ser automática (lembras-te de quando nasceste) ou pode requerer uma maior complexidade para recuperares algo (como por exemplo uma lei da física). O segundo tipo de recuperação, já não é tão automático, requer dois momentos: o reconhecimento e a evocação. O reconhecimento é quando tentas lembrar-te se aprendeste a tal lei da física recorrendo ao ano de escolaridade e só depois é que vais procurar o conteúdo dessa lei, processo chamado de evocação. Para te lembrares da lei da física tiveste de seguir estes processos/pistas.




Tipos de memória

Existe três tipos de memória: sensorial, a curto prazo e a longo prazo.
Memória sensorial: a memória sensorial é um tipo de memória que tem origem nos órgãos sensitivos. As informações obtidas pelos sentidos são armazenadas por um curtíssimo espaço de tempo (0,1 a 2 segundos). Se a informação armazenada não for processada perde-se se for passa para a memória a curto prazo.
Memória a curto prazo: este tipo de memória retêm informação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passar para a memória de longo prazo. Na memória a curto prazo pode-se distinguir duas memórias: memória imediata e memória de trabalho.
Memória imediata: a informação recebida fica retida durante um curto período de tempo (cerca de 30 segundos). Investigações efetuadas vieram mostrar que podemos conservar sete elementos (letras, palavras, algarismos, etc), variando entre cinco e nove unidades.
Memória de trabalho: neste tipo de memória mantemos a informação enquanto ela nos e útil. A memória de trabalho reporta-se as atividades mentais em que o objetivo não é a sua memorização, mas que, não obstante disso, implicam uma certa memorização para se poderem aplicar de modo eficaz. Este tipo de memória é utilizada por exemplo quando o patrão pede que no dia seguinte cheguemos uma hora mais cedo, manterás na memória esta informação, que irá ser esquecida depois de a teres cumprido o pedido, ou seja, depois de teres chegado uma hora mais cedo. Chama-se memória de trabalho à atividade de armazenamento e de utilização de informação ligada especificamente à realização de uma tarefa: refere-se, portanto, a um tipo de memória que trabalha.
Qualquer informação que tenha estado na memória a curto prazo e que se perca, estará perdida para sempre, só se mantendo se passar para a memória de longo prazo.



Tipos de Memória a Longo Prazo: Memória declarativa e Memória não-declarativa
Memória declarativa também pode ser designada por explícita ou memoria com registo, (implica a consciência do passado, levando a reportarmo-nos a acontecimentos, fatos e pessoas que conhecemos/ aconteceram no passado). É devido a este tipo de memória que consegues descrever as funções das áreas pré-frontais: os heterónimos de Fernando Pessoa, o nome dos teus amigos, o aniversário da tua mãe. Este tipo de memória reúne tudo o que podemos evocar/declarar por meio de palavras (daí o termo declarativa).  Distinguem-se, neste tipo de memória, dois subsistemas: a memória episódica e a memória semântica;
Episódica- quando envolve eventos datados, recordações (rosto de amigos pessoas famosas, músicas, fatos e experiências pessoais)ou seja relacionados com o tempo. Usamos a memória episódica, por exemplo, quando lembramos do ataque terrorista em 11 de Setembro ou o primeiro dia de escola. A memória semântica é, portanto, uma memória pessoal na qual que se manifesta uma relação íntima ente quem recorda e o que se recorda.

Semântica- Abrange a memória do significado das palavras. Este tipo de memória refere-se ao conhecimento geral sobre o mundo (fórmulas matemáticas, regras gramaticais, leis da química, fatos históricos, etc. Neste tipo de memória não há localização no tempo (ao contrário da memória episódica), não está associada a nenhum conhecimento, ação ou fato especifico do passado. Por exemplo: 1+1 = 2 é um conhecimento em que usas a memória semântica mas se associar-se a este raciocínio que quem me ensinou a fazer contas foi a minha professora da primária este dado leva-me a usar a memória episódica. A memória semântica é a coparticipação do significado de uma palavra que possibilita às pessoas manterem conversas com significado. A memória semântica ocorre quando envolve conceitos atemporais.

Memória não-declarativa
 Difere-se da memória declarativa porque esta não precisa ser declarada (enunciada). É uma memória automática. É a memória usada para procedimentos e habilidades, como por exemplo: andar de bicicleta, jogar bola, atar os cordões, lavar os dentes, ler um livro, etc.  A memória não declarativa também pode ser designada por memória implícita ou sem registo.



Esquecimento bom ou mau?

Normalmente, associa-se o esquecimento a uma falha mental ou ate uma patologia, mas sem o esquecimento é ser-nos-ia impossível continuar memorizar informação. Portanto, neste caso, o esquecimento serve como que um filtro daquilo que ainda nos é importante, a este processo designa-se por função seletiva e adaptativa. A própria memória também tem um carater adaptativo pois ela não memoriza tudo a que estamos expostos no dia-a-dia (a informação é transformada). Habitualmente falamos de esquecimento ligado apenas à memória de longo prazo pois como já disse a memória a curto prazo apaga-se para dar lugar a novas informações ou então passa à memória de longo prazo.
Mas o esquecimento pode ser também mau quando é um esquecimento regressivo ou seja quando surgem dificuldades em reter novos materiais e em recordar conhecimento, nomes ou fatos aprendidos recentemente. Este tipo de esquecimento pode ser devido à degenerescência dos tecidos cerebrais e ataca sobretudo pessoas de certa idade. E existe tres tipos de esquecimento: por interferencia de aprendizagem (como que uma reciclagem de informação), regressivo, e motivado utilizado quando se quer esquecer algo negativo na nossa vida.


61 comentários:

  1. Ameiii... Muito bom mesmo. Foi super útil em uma pesquisa. Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    Super explicativo o texto
    Me ajudou bastante =)

    ResponderEliminar
  3. Realmente muito bem explicado.
    O que você poderia me informar sobre "Memória Inclemente"?
    Grato pela atenção.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem explicado, obrigado!
    Porém,gostaria de deixar aqui um certo desconforto com o português europeu que esteve presente em algumas partes do texto.

    ResponderEliminar
  5. boa tarde a todos alguém sabe me dizer qual o endereço eletrÔnico do dono do site?

    ResponderEliminar
  6. Gostei, bem objetivo, continue assim!

    ResponderEliminar
  7. Gostei, bem objetivo, continue assim!

    ResponderEliminar
  8. Não sei nem o que dizer. ótimo Ainda é pouco.

    ResponderEliminar
  9. es muy importante saber usar a memoria y este texto facilita

    ResponderEliminar
  10. es muy importante saber usar a memoria y este texto facilita

    ResponderEliminar
  11. A mente humana ainda é um mistério,muito à ser descoberto.
    Boas informações do funcionamento da memória funcionando no corpo físico. No campo extra-físico a muito a ser estudado e conhecido. Que possamos ter daqui para frente, pesquisas que nos leve a um conhecimento maior de nos mesmos.
    Minha memória funciona bem de acordo com meus interesses e objetivos, responde satisfatóriamente bem. Más, já me aconteceu recuperações de lembranças de tempos anteriores a esta existência. Uma vez naturalmente enquanto desempenhava atividade em festa de aniversário. Outra vez suscitando respostas de questões pessoais num pretérito distante.
    Por isto:acredito que estudo mais profundo, possa nos trazer informações importantes sobre nos mesmos e, sobre questões que nos afligem. Paz a você.

    ResponderEliminar
  12. Nossa memória guardou para nós, todo um acervo de informações essênciais ao desenvolvimento humano. Às funções automatizadas do corpo físico, registros de caracteres da forma fisca, da personalidade. Etc.

    ResponderEliminar
  13. Bem didático...muito legal...adorei!

    ResponderEliminar
  14. Alguém me esplica os processos fundamentais da memória ?

    ResponderEliminar
  15. Por favor, você pode me informar as bibliografias utilizadas para fazer este texto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito bom mesmo!tendo interesse a me cuidar m e fez ter o interesse em seguir o autor do texto .

      Eliminar
  16. bem esclarecido. agradeço bastante pela pagina.

    ResponderEliminar
  17. Excelente!
    Como crítica construtiva, poderia ter referências para quem tiver interesse em pesquisar mais sobre o tema.

    ResponderEliminar
  18. Muito bem explicado, obrigada, ajudou muito .

    ResponderEliminar
  19. perfeito!!
    Bem detalhado e objetivo, gostei

    ResponderEliminar
  20. Ótimo texto, ajudou bastante!!! Deus o abençoe.

    ResponderEliminar
  21. Gostei do texto, sendo-me de grande utilidade. Seria importante saber das referências das fontes. Grato.

    ResponderEliminar
  22. Informacao muito util e de tamanha importancia

    ResponderEliminar
  23. amei o conteúdo

    obrigada foi muito útil para responder minha atividade de psicologia

    ResponderEliminar
  24. Muito bom! boa explicacao e ajudou me com meu trabalho. e pode me dar a referência b.

    ResponderEliminar
  25. Boa! Adorei bastante do site, ajudou me muito no meu trabalh. Excellent nota 20. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  26. Com todo o tempo de que necessito para pensar.Resolvi há dias através da memória,visitar o lugar onde vivi quando tinha 5 anos de idade.A minha surpresa foi grande,quando reparei que mais coisas e factos iam aparecendo na memória consoante as vezes que a consultava.Ou seja:mais regresso ao lugar mais coisas que eu ia recordando.

    ResponderEliminar
  27. Gostei deste blog e gostaria também que fornece-se algumas informação, ao meu blog com o nome o falso perfil da net ou boa ideia

    ResponderEliminar
  28. Será que a Memória e a Mente são mesma coisa?
    Qua a relação e diferença entre a Memória e a Mente?

    ResponderEliminar
  29. Me ajudou muito nas minhas aulas, agora consegui entender o que é memória procedural e a memória declarativa.

    ResponderEliminar